Setor de energia renovável chega a 12 milhões de empregos no mundo em 2020

Segundo pesquisa da Agência Internacional de Energia Renovável (Irena, na sigla em inglês), o setor de energia renovável chegou a 12 milhões de empregos em 2020 no mundo, em 2019 o número era de 500 mil postos de trabalho registrados.

A pandemia da Covid-19 gerou atrasos e contratempos na cadeia de suprimentos, o que impactou o mercado de trabalho de diversos países e segmentos, como aponta o relatório.

A fonte solar segue liderando o crescimento mundial de contratações do setor, gerando 4 milhões de empregos, seguida pela fonte eólica, que registra 1,25 milhão.

Com 4,7 milhões de postos de trabalho e representando uma parcela de 39% dos empregos renováveis em 2020, a China lidera o ranking de países. O país é seguido pelo Brasil, com 1,2 milhão, e depois pela Índia, Estados Unidos e União Europeia.

O Brasil destaca-se no segmento de biocombustíveis com 871 mil empregos e 36% da representatividade global, representando a maioria dos empregos no setor de renováveis.

Além disso, o país conta com 175 mil trabalhadores no setor hídrico, 68 mil no solar fotovoltaico, 47 mil no solar térmico e 40 mil no eólico.

Fonte Portal Solar

× Fale conosco