Veja como foi a indústria fotovoltaica da China em 2021

“Afetada pelo atraso na emissão de indicadores e aumentos de preços, a capacidade fotovoltaica instalada do meu país (China) em 2021 será menor do que o esperado e será reduzida de 55-65 GW para 45-55 GW.” diz Wang Bohua, Presidente Honorário da Indústria Fotovoltaica da China Associação. Durante a conferência anual da indústria fotovoltaica da China realizada em 15 de dezembro de 2021, Wang afirmou que “a indústria mantém expectativas otimistas para o próximo ano, em 2022, as instalações fotovoltaicas do meu país podem aumentar para mais de 75 GW, impulsionadas pelas enormes reservas de energia fotovoltaica projetos de geração de energia. ”

A produção de painéis, células e módulos de silício aumentou mais de 50% no ano

Wang Bohua destacou que, em comparação com os anos anteriores, a influência e a atenção social da indústria fotovoltaica aumentaram rapidamente desde o início deste ano. Em primeiro lugar, as políticas promovem o desenvolvimento da energia fotovoltaica, e as metas e políticas de alto nível intensamente promulgadas pelo estado trouxeram oportunidades históricas para a indústria fotovoltaica. O governo central apresentou a meta de pico de carbono e neutralidade de carbono (net-zero), e a promoção em todo setor da energia fotovoltaica distribuída e da “ação que leva luz para milhares de residências” estão em andamento, e a assim a energia fotovoltaica entra nas casas das pessoas comuns. Em segundo lugar, a situação da indústria fotovoltaica melhorou significativamente. O governo central propôs pela primeira vez a construção de um novo sistema de energia com novas energias como esteio. Fotovoltaica, juntamente com o sistema ferroviário de alta velocidade “Fuxing”, comercial doméstico aeronaves, e uma nova geração de foguetes, foram listados no “19º Congresso Nacional do Partido Comunista da China”. Selo comemorativo do “Congresso”. Finalmente, a entrada de muitas empresas além da fronteira, incluindo a entrada da Sinopec de fotovoltaicos, células fotovoltaicas e vidro fotovoltaico. A adesão da Chinês ao sistema de distribuição de energia de fotovoltaicos, a integração de edifícios fotovoltaicos, e armazenamento de energia do Porto de Zhuhai, o uso de células fotovoltaicas da Shanmei International, e usinas de energia solar e a criação do layout para o carro da Volkswagen e assim por diante.

Do ponto de vista da manufatura, embora o mercado interno não tenha se desenvolvido conforme o esperado, o mercado externo alcançou um rápido crescimento, o que, por sua vez, leva o lado da manufatura a continuar a manter um crescimento rápido. Nos primeiros três trimestres, a produção de polisilício chinês foi de 360.000 toneladas, um aumento anual de 24,1%; a produção de energia de painéis de silício foi de 165 GW, um aumento anual de 54,2%; a produção através das células foi de 147 GW, por ano aumento no ano de 54,6% e a produção do módulo foi de 130 GW, um aumento ano a ano de 58,5%.

Vale ressaltar que a eficiência média de conversão das células monocristalinas PERC em produção em massa aumentou de 22,8% em 2020 para 23,1% em 2021, atingindo um máximo de 23,56%. Desde 2014, a eficiência dos laboratórios de células de silício cristalino de empresas / instituições de pesquisa chinesas bateu o recorde 42 vezes e, em 2021, o recorde foi quebrado 11 vezes.

Do ponto de vista do desenvolvimento do mercado de instalações fotovoltaicas, de Janeiro a Outubro de 2021, a capacidade de geração de energia fotovoltaica instalada recentemente na China foi de 29,31 GW, um aumento homólogo de 34%, dos quais a capacidade instalada distribuída foi de 19,03 GW, representando 64,9%; a geração de energia fotovoltaica foi de 273,8 bilhões de kWh/ano, um aumento de 22,8%, representando 4% da geração total de energia, um aumento de 0,3% anual, a utilização média taxa de geração de energia fotovoltaica foi de 98%; a capacidade fotovoltaica doméstica recém-instalada foi de 13,6 GW, da qual a capacidade instalada doméstica representou 51,5% da capacidade instalada fotovoltaica total em outubro. Pela primeira vez a quebrar pela metade, inauguramos fotovoltaicos distribuídos e abriu o espaço no mercado para o desenvolvimento em grande escala.

Do ponto de vista das exportações de produtos fotovoltaicos, as exportações de produtos fotovoltaicos do meu país de janeiro a outubro foram de aproximadamente US $ 23,1 bilhões, um aumento anual de 44,6%; as exportações de módulos fotovoltaicos foram de 82,2 GW, um aumento anual de 32,2 %; as exportações de módulos fotovoltaicos foram de US $ 19,83 bilhões, um aumento anual de 44,8%.

Mercados fotovoltaicos tradicionais, como Europa, Japão e Austrália, mantêm uma forte demanda, e mercados emergentes como Paquistão e Grécia continuam a surgir. Os mercados de nível GW cresceram de 11 em 2018 para 20 atualmente. Wang Bohua enfatizou que o mercado fotovoltaico deixou de ser dominado pela Europa para florescer em todo o mundo, e a indústria fotovoltaica do meu país aumentou muito sua capacidade de resistir a choques no comércio internacional.

A nova capacidade fotovoltaica global instalada chegará a 150-170 GW

Os Estados Unidos voltaram ao “Acordo de Paris”, o “Plano de Metas Climáticas para 2030” da UE elevou a meta de redução das emissões de gases de efeito estufa em 2030 dos 40% originais para 55%, e a “Lei de Promoção de Contramedidas para o Aquecimento Global” do Japão esclareceu a opinião do governo japonês proposta em atingir a neutralidade de carbono até 2050. O ritmo da transição energética global está se acelerando. De acordo com estatísticas da Agência Internacional de Energia, em setembro de 2021, 52 países e a União Europeia adotaram alguma forma de meta de emissão zero líquida, representando 2/3 do PIB global. Entre eles, 16 países incluíram a meta na lei, 5 países propuseram legislação e os demais países anunciaram a meta em documentos oficiais de política.

No caminho para o carbono zero, a energia renovável se tornará a fonte de energia dominante. A Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA) propôs no “World Energy Transition Outlook” que até 2050, a proporção da geração de energia renovável global aumentará para 90%, da qual fotovoltaica e eólica representarão 63%, e a capacidade fotovoltaica instalada global excederá 14.000 GW.

Wang Bohua prevê que a capacidade instalada global de energia fotovoltaica chegará a 150-170 GW em 2021, mas também destacou que a situação do comércio fotovoltaico internacional é severa e complexa e as formas de barreiras comerciais tendem a se diversificar.

A investigação “reversa” na Europa e nos Estados Unidos, o projeto de lei “201” nos Estados Unidos, as qualificações de certificação de baixo carbono da Coreia do Sul e a Índia impõem altas tarifas de 25% e 40% sobre células e módulos fotovoltaicos … Além dos “meios tradicionais” anteriores, surgiram novas barreiras comerciais. O orçamento de US $ 3,5 trilhões do Senado dos EUA apóia a proibição de projetos de energia renovável de usar materiais da China; a política de tarifa de carbono da UE (desde 2023) exige que os produtos exportados para a UE paguem pelas emissões de carbono geradas durante o processo de produção; empresas estrangeiras constroem a fim de aumentar as barreiras de propriedade intelectual, a Hanwha Q-Cells entrou com sucessivos processos de violação de patente contra a China JinkoSolar e Longi nos Estados Unidos, Alemanha e Austrália, e a Maxeon entrou com processos de patente contra a Canadian Solar no Japão.

Além disso, as altas taxas de frete no exterior também tiveram um impacto maior nas empresas fotovoltaicas do meu país. O preço dos contêineres de 40 pés de altura disparou de US $ 2.000 em anos anteriores para mais de US $ 10.000. Além dos preços relativamente estáveis ??no Japão e na Coreia do Sul, os preços de várias rotas na América do Sul, América do Norte e Europa aumentaram 5 a 10 vezes. É relatado que o custo de remessa de apenas uma empresa Longi nos últimos anos foi de vários bilhões de yuans, e o impacto do aumento repentino no custo das vendas de produtos da empresa pode ser visto.

Competição internacional intensificada na fabricação fotovoltaica

O aumento dos preços da cadeia de suprimentos é uma preocupação comum no setor. De acordo com estatísticas de janeiro a setembro de 2021, algumas matérias-primas como silício industrial, resina EVA, carbonato de sódio, alumínio eletrolítico, chips, etc., causaram escassez de abastecimento e aumento de preços devido ao duplo controle do consumo de energia. As indústrias química e metalúrgica teve um desempenho particularmente bom. Entre eles, o preço dos materiais de silício aumentou 165%, o preço das pastilhas de silício aumentou 62,6%, o preço dos módulos aumentou 10,8% e o preço das células solares aumentou 20%.

Wang Bohua disse que até agora os preços em todos os elos da cadeia de abastecimento caíram. Afetada pelo atraso na emissão de indicadores e aumentos de preços, a capacidade instalada fotovoltaica do meu país em 2021 é menor do que o esperado e será reduzida de 55-65 GW para 45-55 GW. No entanto, a indústria geralmente mantém expectativas otimistas para o próximo ano. Em 2022, a capacidade instalada fotovoltaica do meu país pode aumentar para mais de 75 GW, impulsionada pela enorme reserva de projetos de geração de energia fotovoltaica.

A escala de reserva do mercado de geração de energia fotovoltaica do meu país pode ser descrita como “forte”. De acordo com estatísticas incompletas, somente em 2021, a escala de implantação de usinas fotovoltaicas em várias províncias chegará a 89,28 GW, e a escala de grandes bases foi anunciada em mais de 60 GW. A Agência Internacional de Energia prevê no “Roteiro para a Neutralidade do Carbono na Indústria de Energia da China” que a China adicionará uma média de 200 GW de nova capacidade fotovoltaica instalada por ano de 2030 a 2060.

Diante do crescente mercado de aplicativos fotovoltaicos, Wang Bohua lembrou que a intensificação da competição internacional na fabricação de energia fotovoltaica é um problema que precisa de atenção no futuro.

Nos últimos anos, as notícias sobre empresas fotovoltaicas estrangeiras têm sido principalmente falências e aquisições. No entanto, o impacto da epidemia e o alto custo da logística internacional fazem com que países e empresas prestem mais atenção à localização das cadeias produtivas e de abastecimento, ao mesmo tempo que reduzem a dependência da economia da demanda externa. As empresas multinacionais irão aumentar a diversificação de suas cadeias de abastecimento e minimizar sua dependência de uma única economia. No momento, os Estados Unidos propuseram o retorno das indústrias manufatureiras, o Japão propôs um programa de subsídio à reforma da cadeia industrial e a Índia propôs um programa de incentivo relacionado à produção.

Wang Bohua enfatizou que a indústria fotovoltaica, como uma das principais indústrias estratégicas emergentes na revolução energética, tornou-se o foco dos países na construção do sistema de circulação interna da cadeia de abastecimento.

Tomando os Estados Unidos como exemplo, está sendo promovido o “US Solar Manufacturing Act”, que fará uma revisão abrangente da dependência externa da cadeia de suprimentos, com a intenção de estabelecer uma cadeia de suprimentos “confiável”. Do projeto de estímulo econômico de US $ 1,75 trilhão aprovado pelos Estados Unidos, US $ 550 bilhões serão destinados ao novo setor de energia. O “reboot” dos EUA reiniciará sua planta de silício granular de 20.000 toneladas em 2023.

Ao mesmo tempo, os novos participantes terão um impacto no cenário competitivo do setor. “De uma perspectiva histórica, a entrada intersetorial nunca foi interrompida. 2008-2011 foi o pico da entrada intersetorial no campo fotovoltaico e agora está se repetindo; a partir da situação atual, muitas empresas entraram na energia fotovoltaica de outros campos e alcançou sucesso; Da perspectiva do processo, a indústria fotovoltaica tem crescido em ondas, e novos participantes têm a vantagem de um desenvolvimento posterior “. Wang Bohua disse: ” Os novos participantes intensificam a competição da indústria, trazem enormes desafios para as empresas fotovoltaicas tradicionais , e pode trazer uma estrutura industrial futura. Mudança fundamental! “

Fonte Eco 21

× Fale conosco