Geração própria de energia solar atinge 9 GW

A energia solar acaba de atingir a marca de 9 GW de potência instalada no Brasil, o que equivale a 64,2% de toda a capacidade da usina hidrelétrica de Itaipu, segundo mapeamento da ABSOLAR(Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica).

O país possui atualmente mais de 828 mil sistemas fotovoltaicos conectados à rede, trazendo economia e sustentabilidade ambiental para mais de 1 milhão de unidades consumidoras. Desde 2012, foram mais de R$ 48 bilhões em novos investimentos, que geraram mais 270 mil empregos acumulados no período.

Segundo a ABSOLAR, embora tenha avançado nos últimos anos, o Brasil continua atrasado no uso da geração própria de solar. Dos mais de 89 milhões de consumidores de energia elétrica do país, apenas 1,1% já faz uso do sol para produzir eletricidade, limpa, renovável e competitiva.

Projeções da associação apontam que 2022 poderá ser o melhor ano da energia solar já registrado no Brasil desde 2012. De acordo com análise da entidade, a geração própria de solar seguirá crescendo a passos largos e deverá praticamente dobrar sua potência operacional instalada, impulsionada pelos aumentos nas tarifas de energia elétrica acima da inflação e pela publicação da Lei nº 14.300/2022.

“A energia fotovoltaica terá função cada vez mais estratégica para o atingimento das metas de desenvolvimento econômico e ambiental do país, sobretudo neste momento, para ajudar na recuperação da economia, já que se trata da fonte renovável que mais gera empregos no mundo”, apontou Rodrigo Sauaia, CEO da ABSOLAR.

“A solar tem ajudado a baratear a conta de luz de todos os brasileiros com a redução do uso de termelétricas fósseis, mais caras e poluentes e responsáveis pelas bandeiras tarifárias que encarecem a conta de luz”, disse Ronaldo Koloszuk, presidente do Conselho de Administração da ABSOLAR.

No total, a tecnologia fotovoltaica já está presente em mais de 5.541 municípios e em todos os estados brasileiros, sendo que os estados líderes em potência instalada são, respectivamente: Minas Gerais (1.545 MW), São Paulo (1.159 MW), Rio Grande do Sul (1.058 MW), Mato Grosso (618 MW) e Santa Catarina (476 MW).

Indicadores da geração própria de solar

A fonte solar lidera com folga o segmento, com mais de 99,9% das instalações do país. Em número de sistemas instalados, os consumidores residenciais estão no topo da lista, com 77% das conexões.

Em seguida, aparecem os pequenos negócios dos setores de comércio e serviços (13,1%), consumidores rurais (7,6%), indústrias (2,0%), poder público (0,3%) e outros tipos, como serviços públicos (0,03%) e iluminação pública (0,01%).

Em potência instalada, os consumidores residenciais lideram o uso da solar, com 44,3% da potência instalada no Brasil, seguidos de perto pelos pequenos negócios dos setores de comércio e serviços (33,1%), consumidores rurais (13,6%), indústrias (7,7%), poder público (1,1%) e outros tipos, como serviços públicos (0,1%) e iluminação pública (0,01%).

Fonte Canal Solar

× Fale conosco