Bombardeio atinge usina solar em Kharkiv, na Ucrânia

Paineis de energia solar em Merefa, na Ucrânia, na região de Kharkiv, foram destruídos por um ataque de míssil neste sábado (28), disse o gerente da estação de energia solar, Volodymyr Ranchkovsky.

As autoridades locais disseram que não houve vítimas do ataque que aconteceu na manhã de sábado e que o fornecimento de energia foi restabelecido.

A informação foi divulgada à imprensa local por Volodymyr Ranchkovsky, gerente da estação de energia solar. Segundo as autoridades, não houve vítimas e a energia no local já foi restabelecida.

‘Há uma usina de energia solar aqui para produzir eletricidade solar para a Ucrânia. Esta noite houve duas chegadas, foguetes Iskander de Belgorod. A estação foi construída a crédito. Anteriormente, havia um lixão da cidade, nós compramos e limpamos todo o lixo. Trabalhamos 1,5 anos. Não tivemos tempo de ganhar nada, tudo foi destruído “, disse Ronchakovsky ao jornal Korrespondent.

‘Em parte alguns painéis, alguns inversores permaneceram, mas a estação foi basicamente destruída. Uma grande quantia de dinheiro será gasta na renovação’, acrescentou o gerente.

Imagens de câmeras de segurança obtidas pela Reuters mostraram vários ângulos do momento da explosão nos painéis solares, que criaram uma grande cratera onde no sábado Ranchkovsky foi visto coletando detritos.

Fonte G1

× Fale conosco