Potência instalada solar dispara em duas semanas e atinge 18 GW

A energia solar fotovoltaica acaba de atingir a marca de 18 GW de potência instalada em grandes usinas e em sistemas de pequeno e médio porte instalados em telhados, fachadas e terrenos, segundo levantamento realizado pelo Canal Solar, com base em dados da ANEEL(Associação Brasileira de Energia Elétrica).

O montante foi alcançado duas semanas após a fonte ter ultrapassado os 17 GW, no dia 06 de agosto. O volume apenas reforça o crescimento que o setor vem registrando em 2022, com a potência saltando de 13 GW em janeiro para os atuais 18 GW.

No segmento de GC (geração centralizada) são 5,61 GW – o equivalente a mais de 3% da matriz brasileira. Ao todo, também já são mais de 13,2 mil parques fotovoltaicos em operação, sendo que no começo do ano esse número era inferior a 5,2 mil empreendimentos.

Na semana passada, com a entrada em operação de novas duas plantas, a solar ultrapassou as PCHs (Pequenas Centrais Hidrelétricas) e tornou-se a 4° maior fonte de GC do país.

Já no segmento de GD (geração distribuída), são 12,40 GW instalados em todos os estados brasileiros. Na primeira semana de janeiro, esse volume era de 8,37 GW.

Atualmente, 5.498 dos 5.570 municípios brasileiros já contam com ao menos um sistema fotovoltaico instalado em estabelecimentos residenciais, comerciais, rurais, industriais e em prédios e serviços do poder público.

Entre as localidades, os estados com maior potência instalada são Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Santa Catarina. Os três primeiros já ultrapassaram a marca de 1 GW em operação.

Benefícios trazidos pela fonte

De acordo com o último boletim mensal da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), publicado em 4 de agosto, a fonte solar já trouxe ao Brasil mais de R$ 90,9 bilhões em novos investimentos e cerca de R$ 24,6 bilhões em arrecadação aos cofres públicos nos últimos dez anos.

A energia solar no Brasil também já teria gerado mais de 524 mil empregos e evitado a emissão de 25,7 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera, segundo a Associação – que projetou, no início de 2022, que o Brasil deverá encerrar o ano com quase 25 GW de capacidade instalada em energia solar.

× Fale conosco